A nível do tratamento existem diferentes recursos:
Centros de Atendimento a Toxicodependentes (CAT)
-São uma espécie de Centros de Saúde específicos para a área da Toxicodependência. Através destas consultas o indivíduo tem acesso a uma equipa composta por médicos, psicólogos, assistentes sociais, entre outros técnicos. Todos intervêm e contribuem igualmente para o sucesso do tratamento. Existem CAT em todas as capitais de distrito do país.
Unidades de Desabituação (UD)
-Unidades médicas especializadas, orientadas para internamentos de curta duração (aproximadamente de 7 dias). Pretende-se tratar a síndrome de privação, também conhecida por ressaca.
Comunidades Terapêuticas (CT)
-Instituições particulares que prestam cuidados ao toxicodependente que necessita de internamento prolongado. O seu objectivo principal é promover o tratamento e a integração da pessoa na sociedade. Possuem uma vasta equipa de técnicos: médicos, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, entre outros. Cada Comunidade Terapêutica tem o seu programa específico de tratamento. Estas podem ser públicas ou privadas, sendo que as Comunidades Terapêuticas privadas podem ter camas subsidiadas pelo Estado (o utente paga 20% do tratamento e o Estado paga os outros 80%).
Centros de Dia (CD)
-Unidades especializadas que constituem um ponto de ligação entre o tratamento e a reinserção. Nestas unidades o indivíduo desenvolve actividades ocupacionais (pintura, carpintaria, tecelagem, entre outras), treina novas formas de estar e de se relacionar com os outros, estabelecendo novos objectivos de vida.
Unidades Móveis - As Carrinhas
-Em 2001, foram criadas as unidades móveis (carrinhas) de prevenção e tratamento da toxicodependência. O seu objectivo é a distribuição de metadona e o tratamento de toxicodependentes com tuberculose. As carrinhas têm técnicos especializados que prestam cuidados aos toxicodependentes que pedem ajuda, mas que não vão aos CAT, nem a outros Serviços de Saúde. As carrinhas estão estacionadas em locais pré-definidos:
-Zona de Lisboa
-Chelas
-Santa Apolónia
-Avenida de Ceuta
-Praça de Espanha.
- Zona do Porto
-Parque 25 de Abril
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário